Coronavírus & São Gonçalo: Porque você deve ficar em casa e o governo deve te dar auxílio nesse período de quarentena.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Compartilhe esse texto !
Gonçalense, nesse texto eu exponho porque você deve ficar em casa durante esse surto do coronavírus e o porque do governo ter a obrigação de te ajudar nesse momento.
Fachada do pronto-socorro centro de São Gonçalo

Estamos diante da maior crise epidemiológica dos últimos anos, até o momento que estou escrevendo esse texto foram 700 mil infectados no mundo inteiro, sendo 34 mil mortos pelo covid-19, em cerca de 5 meses do inicio da pandemia no mundo (os primeiros casos surgiram no começo de dezembro de 2019, na China).

Imagens de caminhões do exercito levando mortos em Bergamo, na Itália, assustaram o mundo.

Mas o que podemos fazer para encarar esse vírus que tem feito o mundo inteiro temer, ao contrario do que algumas poucas autoridades cismam em dizer o contrário, a recomendação oficial da organização mundial da saúde é: Fique em Casa !

Mas como fazer isso tendo contas pra pagar ? E o meu sustento e o da minha família ?

Vamos conversar sobre isso nas linhas abaixo.

Muitos sistemas de saúde considerados de primeiro mundo estão entrando em colapso por conta da doença.

E São Gonçalo nessa história ?

Até o momento em que estou escrevendo esse texto, nossa cidade tem 660 casos notificados da doença, sendo 11 confirmados, 66 descartados e 01 morte confirmada. Ainda não ouvi das autoridades um reporte de quantos testes temos na cidade ou até se temos algum teste na cidade, há relatos nas redes sociais de pacientes que dizem estarem indo aos postos públicos com os sintomas e não estarem sendo testados.

Cabe lembrar que nossa cidade, mesmo com mais de 1 milhão de habitantes, tem poucas unidades de emergência, sendo as principais delas: O Pronto-Socorro Central, o Hospital Estadual Alberto Torres e as UPAs do Pacheco, Nova Cidade, Santa Luzia e a do Colubandê, esta ultima foi atingida por um incêndio no ultimo dia 22/03, mas felizmente, reabriu no ultimo dia 30/03 para atendimento ao público nesse momento tão difícil que ainda vamos encarar.

Foto ilustrativa do Coronavírus.

Por que eu devo ficar em casa ?

Porque ainda não há cura ou vacina comprovada para esse vírus, países que conseguiram algum resultado na diminuição da propagação da doença, e consequentemente no numero de mortes, o conseguiu através do isolamento social. Os países que mais se recusaram a implementar essa prática no começo de seus casos: como Itália e EUA, são os mais atingidos pela pandemia, com os maiores números de mortos em todo o mundo.

Cabe mencionar que nosso país, estado e cidade tem um sistema de saúde que não tem a mesma estrutura desses países, logo, o colapso no nosso sistema pode chegar a qualquer momento, de acordo com a curva de novos casos, que cresce todos os dias.

Mas e eu ? E minha família ? Vamos morrer de fome durante esse período de quarentena ?

Essa é uma justa preocupação do nosso povo, infelizmente, muitos não podem aderir ao home office ou colocar seu negocio online, então a esses eu digo, o governo tem o DEVER de te ajudar nesse momento fora do comum no mundo inteiro, é pra isso que você paga seus impostos, pra ver os serviços da sua cidade, estado e país funcionarem corretamente, além disso, ter o socorro do governo em situações atípicas, que você não pode exercer suas atividades de trabalho normalmente, como é o caso. Por isso existem auxilio doença, BPC e outros auxílios do governo para quando você não pode trabalhar, a diferença agora é que a situação atípica de saúde tem como alvo o mundo inteiro, incluindo todos os brasileiros.

Inclusive a OMS recomenda que todos os governo adotem essa prática de politicas sociais de renda minima nesse período de pico da pandemia.

O congresso nacional aprovou um auxilio para trabalhadores informais, desempregados e microempreendedores individuais no valor de 600 à 200 reais por família, porém, entendo que o estado e o município também tem que ajudar nesse montante, seja com cestas básicas, seja com um valor adicional. Essas instâncias de governo também recebem o dinheiro dos nossos impostos, além de estarem mais na ponta ainda com relação a realidade que vivemos. Liberar essa valor nesse momento é um investimento para manter a vida de pessoas, e também, de pé nossa economia.

Aqui em São Gonçalo, entrei com uma representação junto a prefeitura para que seja tomada alguma atitude nesse sentido, caso ela fique omissa, vamos recorrer a outras instâncias jurídicas, é direito dos nossos trabalhadores essa ajuda nesse momento. Abaixo o vídeo sobre essa minha representação:

Vídeo sobre a representação que entrei na prefeitura de São Gonçalo, intercedendo pelos trabalhadores informais, solicitando uma renda nesse momento.

Concluindo, é momento de exigir dos nossos governantes, em todos os níveis, que cumpram com suas obrigações junto aos trabalhadores que não poderão trabalhar nesse período, para que tenham condições de realmente ficar em casa, se eles não complementarem o valor do governo federal até pelo menos se aproximar de um salário minimo, ficará muito difícil que o nosso povo cumpra a determinação de isolamento social exige, já que muitos terão que escolher entre se expor e possivelmente morrer pelo coronavírus ou morrer de fome.

Confira o gráfico em tempo real do coronavírus no mundo e no Brasil, desenvolvido pela Juliana Loureiro: Clique aqui

Luciano Roberto

Luciano Roberto

Meu nome é Luciano Roberto, cria do Alcântara, tenho 29 anos, sou pessoa com deficiência física, bacharel/profissional de Sistemas de informação e pré-candidato a vereador em São Gonçalo/RJ.

Deixe seu comentário !

Sobre mim

Luciano Roberto

Meu nome é Luciano Roberto, cria do Alcântara, tenho 29 anos, sou pessoa com deficiência física, bacharel/profissional de Sistemas de informação e pré-candidato a vereador em São Gonçalo/RJ.

Últimos Textos

Curta minha página

Meu último vídeo