Os elefantes brancos do Alcântara

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Compartilhe esse texto !
Eu como cria e morador do Alcântara, sempre que passo em determinados lugares do nosso bairro e vejo algumas obras inacabadas ou que não deram certo, sempre me pergunto: O que deu errado ?

Será que é simples má gestão ? Falta ou desvio de recursos ? ou falta de vontade politica de realmente mudar a vida da população ?

Abaixo vou elencar alguns elefantes brancos, obras ou projetos inacabados que envolvem o Alcântara, resolvi limitar ao meu bairro, uma vez que se fosse a cidade inteira, a lista seria gigante !

Viaduto do Alcântara

Foto: Vagner Rosa – Território Gonçalense.

Com o passar dos anos, o viaduto do Alcântara acabou virando um terminal de ônibus de forma orgânica, devido a demanda e o grande fluxo de transporte público no bairro, porém, sem nenhuma estrutura, manutenção ou espaço para isso. Constantemente a população do bairro questiona a demolição do viaduto, quem sabe fazer um mergulhão, o que dependeria mais do governo estadual, por se tratar de uma rodovia estadual (RJ-104).

Camelódromo

A maioria das pessoas que passam pela famosa rua do valão (Rua Nestor Pinto Alves) sabem que ali já foi tentado fazer um camelódromo para os trabalhadores informais do bairro na época do governo Panisset, a obra gerou muita polemica na época, uma vez que os camelos se queixavam que a população não passava pelo local, como era normalmente em seus pontos, pra terminar de acabar com o negocio, a obra desmoronou. Hoje o local é um passeio público, até funcionam uma coisa ou outra no local, mas a ideia em si não deu certo.

Praça Chico Mendes

Reprodução Facebook

A parte maior da praça Chico Mendes, que foi chamada de praça da bíblia, é um local fundamental para a juventude da nossa cidade e com certeza é um retrato do abandono do poder público no nosso bairro, parte da praça foi reformada, graças a um projeto do pessoal do parkour, mas a parte maior da praça continua abandonada.

Ano passado, em uma ação que ocorreu no país inteiro chamado Projeto Renovar o Brasil, fiz uma ação de revitalização na praça, para chamar a atenção do poder público e da sociedade, conseguimos pintar uma parte da praça, colocar plantas, limpar e retirar entulho do local, devido a seu tamanho e estrutura deteriorada, são necessárias obras no local.

Café do Trabalhador

Criado em 2015 na gestão do ex-prefeito Neilton Mulim, o Café Social foi criado para vender refeições por apenas R$ 0,50 na época, infelizmente, na atual gestão o programa foi encerrado com alegação de falta de verbas para manter o projeto.

Hoje, o posto onde ficava o café é uma coordenadoria de trânsito abandonada, embora tenha ar-condicionado, boas instalações e com localização para se fazer um projeto ou programa para atender quem passa no nosso bairro, o local tá parado.

Shopping Popular do Alcântara

A estrutura que hoje serve como estacionamento na rua da igreja São Pedro de Alcântara tinha como objetivo inicial ser um local para abrigar os camelôs do nosso bairro, porém, como a maioria das obras na nossa cidade, acabou terminando como outra coisa.

Hospital Santa Maria

Foto: Thiago Freitas / Agência O Globo.

Mesmo sendo de iniciativa privada, é um sonho de consumo do povo do Alcântara ver o hospital Santa Maria reativado novamente, seja pela iniciativa privada, seja pelo poder público (de preferência).

O que realmente incomoda a população é ter um local bem localizado, porém, completamente abandonado, servido até como ponto de usuário de drogas e abrigo indevido para moradores de rua, ainda mais na atual pandemia do novo coronavírus, é uma estrutura de saúde que faz falta na região.

Circuito Esportivo do Alcântara 2

Foto: Kiko Charret

No sistema para e anda essa obra de um circuito esportivo em frente ao condomínio Alcântara 2 vem se arrastando por anos, inicialmente, houve uma desapropriação no local para a passagem da linha 3 do metrô, mas com o empurra com a barriga eterno do projeto, a prefeitura do uma outra destinação a área, que também vem se arrastando há anos.

Se formos sair do Alcântara e ir pra região, podemos citar a Policlínica do Vila Três, o esqueleto do hospital da mulher no Colubandê, entre outros.

Tem algum outro elefante branco no nosso bairro que você lembra ?

Deixe nos comentários !

Luciano Roberto

Luciano Roberto

Meu nome é Luciano Roberto, cria do Alcântara, tenho 29 anos, sou pessoa com deficiência física, bacharel/profissional de Sistemas de informação e pré-candidato a vereador em São Gonçalo/RJ.

Deixe seu comentário !

Sobre mim

Luciano Roberto

Meu nome é Luciano Roberto, cria do Alcântara, tenho 29 anos, sou pessoa com deficiência física, bacharel/profissional de Sistemas de informação e pré-candidato a vereador em São Gonçalo/RJ.

Últimos Textos

Curta minha página

Meu último vídeo

Copyright©2020 Luciano Roberto. Todos os direitos reservados.