Qual é o papel de um vereador ?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Compartilhe esse texto !
Você saberia responder essa pergunta ?

Infelizmente, muita gente acha, talvez até por uma questão de cultura do lugar onde vivem ou de um sistema politico que alimentou esse tipo de prática, que entre as funções de um vereadores estão coisas como: colocar asfalto em ruas, indicar para vagas em creches, escolas, hospitais e empregos no governo, distribuir auxílios diretos a população.

Baseado nisso, deixo aqui uma novidade pra essa galera:

Não são !

Algumas dessas atribuições são funções do poder executivo (prefeito), outras são usadas para fins puramente eleitoral, até mesmo para garantir o seu voto. O vereador até mesmo poder fazer algumas dessas solicitações ao prefeito, ou um projeto de lei que garanta algo assim para toda a cidade, mas jamais se dizer como executor direto de nada disso.

Se quisermos mudar a realidade da politica de nossa cidade é preciso mudar velhas praticas e hábitos que só interessam a quem tem deixado São Gonçalo (e outros municípios do nosso país) do jeito que estão.

As funções de um vereador são basicamente 3, vou listar elas abaixo:

Fiscalizar

Imagem: Divulgação

Talvez essa seja a função mais importante de um vereador, a de fiscalizador !

São os vereadores que fiscalizam o prefeito, se o dinheiro dos nossos impostos está sendo bem empregado, é ele quem visita escolas, hospitais, abrigos e demais serviços públicos para verificar se estão funcionando e atendendo bem a população, é quem convoca audiências públicas pra ouvir a população sobre temas importantes, é quem escuta a população sobre os problemas que estão ocorrendo na cidade e cobra do prefeito.

São os vereadores que abrem processo de impeachment do prefeito, caso ele incorra em algum crime de responsabilidade, que atente contra o bem comum da população, também são eles que aprovam ou não as contas da prefeitura, geralmente com o auxilio de um parecer do tribunal de contas do estado.

Legislar

Imagem: Divulgação

Uma das funções de um vereador é legislar, é ele quem faz a maioria dos projetos de lei que, pelo menos deveriam, beneficiar a nossa população e aprovam as leis orçamentarias do município (que definem para que áreas e projetos o dinheiro do município irá).

Recentemente, o presidente da câmara municipal de São Gonçalo, Diney Martins, confirmou que cerca de 90% dos projetos de lei apresentados na câmara da nossa cidade tem vícios de constitucionalidade e são vetados.

Representar

Imagem: Divulgação

Representar é mais uma função importante de um vereador, um vereador representa seus eleitores, suas prioridades, ele precisa ser a voz dessas pessoas junto ao poder público, isso é um dos pilares da democracia !

É muito importante que o vereador esteja em contato permanente com a população, não só de 4 em 4 ou em 2 em 2 anos na época de eleição, hoje em dia com as redes sociais, isso ficou mais fácil.

Um vereador pode sempre fazer ofícios e petições junto ao poder executivo para pedir mais informações sobre determinada área ou tema da cidade, assim como sugerir e correr atras de mudanças, mas ele nunca pode se colocar como o executor, ele não pode dizer (fui eu que fiz), no máximo pode dizer (eu corri atrás para o prefeito fazer).

Luciano Roberto

Luciano Roberto

Meu nome é Luciano Roberto, cria do Alcântara, tenho 29 anos, sou pessoa com deficiência física, bacharel/profissional de Sistemas de informação e pré-candidato a vereador em São Gonçalo/RJ.

Deixe seu comentário !

Sobre mim

Luciano Roberto

Meu nome é Luciano Roberto, cria do Alcântara, tenho 29 anos, sou pessoa com deficiência física, bacharel/profissional de Sistemas de informação e pré-candidato a vereador em São Gonçalo/RJ.

Últimos Textos

Curta minha página

Meu último vídeo

Copyright©2020 Luciano Roberto. Todos os direitos reservados.